terça-feira, 10 de novembro de 2009

Risoto

O Risoto é um prato originário da Itália, e hoje conhecido no mundo todo. Em italiano, o termo risoto é um diminutivo e significa "arrozinho".
Sua principal característica é o arroz, que depois de cozido, se mantém bastante úmido, umidade esta aumentada ainda com a adição de manteiga no final do cozimento.



Escolher o tipo do arroz para o risoto é o primeiro passo para fazer um prato perfeito. Os tipos mais comuns são:

ARBÓRIO, que tem como característica um grão grande e redondo, rico em amido, que se dissolve durante o cozimento, resultando num risoto mais pegajoso.
VIALONE NANO, grão mais gordo e pequeno, com outro tipo de amido, que não amacia facilmente durante o cozimento. Produz um risoto mais solto.
CARNAROLI, produzido em menor quantidade, por isso no mercado encontramos com um preço mais elevado. Os seus grãos são compostos por um amido macio, em quantidade suficiente que se dissolve deliciosamente quando cozido.

A BASE: O sabor
Qualquer alimento pode tornar-se base para um risoto: queijo, peixe, carne, legumes ou até fruta. Estes ingredientes são normalmente incluídos por causa do sabor e não da textura. A maioria dos ingredientes que vão dar sabor ao risoto são adicionados no final do cozimento.

Método de cozimento

Na base do risoto temos cebola picada, refogada em azeite ou manteiga.

O ARROZ NÃO DEVE SER LAVADO!!!

A diferença do arroz comum e o arroz italiano, é que o arroz dever ter uma consistência cremosa. Isso se dá devido ao amido que se solta dos grãos a partir do calor da panela e do caldo. Durante o cozimento, o arroz deve ser mexido para liberar esse amido. O arroz que não é mexido, que é cozido em bastante líquido ou que cozinha em panela tampada, pode se transformar em um prato maravilhoso, mas não é risoto.

Tempo de cozimento: normalmente, os italianos cozinham o risoto al dente, ou seja, quando os grãos estão firmes. O tempo de cozimento é de aproximadamente de 15 a 18 minutos.


Risoto de presunto de parma e aspargo

1 xícara de arroz arbóreo

½ xícara vinho branco seco

5 aspargos frescos

150 gramas presunto de Parma

½ litro caldo de legumes

60 g manteiga

sal

queijo parmesão

Preparo

Em uma panela derreta um pouco da manteiga e refogue a cebola até que fique macia e translúcida, junte o arroz e refogue mais alguns minutos. Em seguida regue com o vinho. Deixe evaporar. Acrescente uma concha do caldo fervendo. Continue o cozimento sempre mexendo. Quando o caldo evaporar, acrescente mais uma concha. Sempre que o caldo estiver reduzido, acrescentar mais ate o arroz estiver al dente. Isso levara uns 15 minutos. No final do cozimento junte o presunto de Parma e os aspargos cozidos e picados. Tempere com sal a gosto.

Junte o restante da manteiga e salpique o queijo parmesão. Sirva em seguida.



2 comentários:

Ana Paula Amorim disse...

Ah, amei o visual natalino do blog! :D

Ana Paula Amorim disse...

Amei o artigo sobreo risoto!!! Será que dá prá fazer com arroz japonês? Tenho 5 quilos sobrando aqui em casa, hehehe!

Postar um comentário